HASHWEH, O ARROZ DE FRANGO ÁRABE DA MINHA AVÓ


Este é um arroz muito tradicional na mesa libanesa. É molhadinho e delicioso, feito com carne moída, especiarias, frango e arroz cozido no caldo do frango. É servido com passas e amêndoas em lascas tostadas ou pinolis. Minha vó sempre servia com muitas folhas de hortelã picadas, e também fazia muito o arroz sírio com aletria feito com o cabelinho de anjo frito antes de refogar o arroz. Ela às vezes preparava o hashweh como a tradição manda, recheando o frango inteiro com este arroz delicioso preparado só com a carne moída e amêndoas, e às vezes fazia o arroz de frango já misturado na panela para alimentar verdadeiros batalhões já que teve 11 filhos e a comida precisava ser farta. Hashweh significa "stuffed", recheado. Adoro este prato tão tradicional em nossa mesa, é uma alegria compartilhar esta receita com vocês.


Receita para servir de 6 a 8 pessoas:

ETAPA 01
1/2kg de peito de frango 
1 litro de água
2 folhas de louro
1/4 col chá de pimenta síria
1/2 col chá de cominho
1 col chá de orégano
1 col chá de páprica doce ou picante
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
Sal, pimenta-do-reino a gosto

Coloque o peito de frango cortado em pedaços bem grandes (troque por sobrecoxa sem pele, se preferir), a água e os temperos em uma panela de pressão e cozinhe por 12 a 15 minutos depois que começar a chiar. Às vezes não tenho tempo de planejar a refeição com calma e o peito de frango vai congelado direto para a panela de pressão. Neste caso deixo os pedaços inteiros por 20 minutos para que fiquem bem cozidos. Não doure o frango para que não fique ressecado, ele deve ficar pálido mesmo. Retire a pressão e os pedaços de frango da panela, desfie-os grosseiramente com dois garfos e reserve. Reserve também a água do cozimento.

ETAPA 02
1/2kg de patinho moído

2x de arroz parboilizado
3 dentes de alho picados
1 cebola grande em tiras
Suco de 2 limões
2 col sopa de azeite
1 maço farto de hortelã, somente as folhas
1/2x de uva-passa clara (opcional)
1/2x de castanha de caju ou pinolis tostados (opcional)


Enquanto o frango cozinha, refogue a cebola no azeite em fogo médio-alto até que fique bem tostada, depois acrescente a carne moída, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar até secar a água, sem mexer muito para que a carne fique bem empelotada. Acrescente o arroz e refogue bem. Adicione a água do cozimento do frango e mantenha o fogo baixo com a panela semitampada até que o arroz esteja cozido, mas ainda bastante úmido. Desligue o fogo, adicione o frango desfiado, o suco de limão, as passas, as folhas de hortelã picadas e misture. Toste os pinolis e coloque por cima. Sirva com coalhada seca, folhas verdes, pepino fresco fatiado, tomate e cebola. Deixe azeite, pimenta e limão à vontade na mesa.

Outra opção de preparo é fazer a carne moída com a cebola caramelizada, acrescentar as especiarias e misturar duas xícaras de arroz já cozido no final. Acrescente as passas e a castanha tostada e você terá o hashweh tradicional, utilizado para rechear frango e aves inteiras antes de fornear. Sahtein!


Postagens mais visitadas