BAIÃO DE DOIS

Viva a comida brasileira e nordestina! Adoro este preparo e ele pode ser feito com aproveitamento de sobrinhas de arroz e feijão da geladeira, o que pode ser melhor?



1x feijão-de-corda verde ou fradinho
1x arroz parboilizado
200g carne-seca cozida e desfiada
200g bacon cortado em cubinhos ou tiras
200g queijo de coalho
5 colheres de sopa de manteiga de garrafa
1 cebola
1 folha de louro
2 dentes de alho
1 maço de coentro
sal e pimenta-do-reino
Molho de pimenta fresca para servir

Deixe a carne seca dessalgando de um dia para o outro em água, trocando uma ou duas vezes durante o processo. Cozinhe por 30 minutos na panela de pressão e depois desfie com dois garfos. Reserve.

Cozinhe o feijão fradinho com 4x de água, pouco sal e uma folha de louro por 10 minutos. Retire o ar da panela, escorra e reserve a água do cozimento. Enquanto o feijão cozinha, corte o queijo de coalho em tiras longas e doure de todos os lados em uma frigideira ou chapa. Corte as tiras em cubos pequenos e reserve. Pique o coentro e reserve. Aproveite para picar o bacon e a cebola neste momento também.

Refogue o arroz com os dois dentes de alho amassados, coloque apenas uma pitada de sal e acrescente duas xícaras da água do cozimento do feijão. Cozinhe em fogo médio-baixo com a panela semi-tampada até secar a água. Reserve o arroz pronto e soltinho.

Em uma frigideira grande ou wok, doure os cubos de bacon e linguiça e depois acrescente a cebola picada com a manteiga de garrafa. Quando a cebola murchar, acrescente a carne seca, tempere com pimenta-do-reino e misture. Baixe o fogo e misture a estes ingredientes o arroz soltinho, o feijão  os cubos de queijo e as folhas de coentro picadas. Prove e ajuste o sal se necessário. Sirva o baião com molho de pimenta fresca e salada verde. 

Postagens mais visitadas