BAIÃO DE DOIS

Viva a comida brasileira e nordestina! Adoro este preparo e ele pode ser feito com aproveitamento de sobrinhas de arroz e feijão da geladeira, o que pode ser melhor?



Para 6 a 8 pessoas:
1x feijão fradinho (ou feijão verde se você tiver acesso)
1x arroz parboilizado
400g carne seca cozida e desfiada
200g bacon cortado em cubinhos ou tiras
200g queijo de coalho
5 colheres de sopa de manteiga de garrafa
1 cebola
1 folha de louro
2 dentes de alho
1 maço de coentro
sal e pimenta-do-reino
Molho de pimenta fresca para servir

Opcionais que eu tento não deixar de fora (são ingredientes não fazem parte da receita tradicional mas eu acho que combinam muito):
1/2x castanhas de caju quebradas e tostadas
1 linguiça calabresa ou portuguesa cortada em cubinhos
4 bananas-da-terra maduras pré-cozidas com casca na pressão por 15 a 20 minutos

O preparo é feito em etapas e pode parecer longo, mas é bem rápido pois enquanto você deixa um ingrediente cozinhando vai picando e avançando as outras etapas. Vamos lá:

1 - Deixe a carne seca dessalgando de um dia para o outro em água, trocando uma ou duas vezes durante o processo. Cozinhe por 30 minutos na panela de pressão e depois desfie com dois garfos. Reserve. Dica: você pode pegar o atalho de comprar aquela carne seca desfiada em conserva, ela só contém água e sal.

2 - Cozinhe o feijão fradinho com 4x de água, pouco sal e uma folha de louro por 10 minutos. Retire o ar da panela, escorra e reserve a água do cozimento e leve os grãos de feijão para a geladeira. É importante não deixar o feijão cozinhar demais nesta etapa senão os grãos não ficarão inteiros quando for misturar no final.

3 - Enquanto o feijão cozinha, corte o queijo de coalho em tiras longas e doure de todos os lados em uma frigideira ou chapa. Corte as tiras em cubos pequenos e reserve. Pique o coentro e reserve. Aproveite para picar o bacon, a cebola e a linguiça (se for usar) neste momento também.

4 - Refogue o arroz com os dois dentes de alho amassados, coloque apenas uma pitada de sal (lembre-se de que o bacon, o quejo e a carne seca já são bastante salgados) e acrescente duas xícaras da água do cozimento do feijão. Cozinhe em fogo médio-baixo com a panela semi-tampada até secar a água. Reserve o arroz pronto e soltinho.

5 - Em uma frigideira grande ou wok, doure os cubos de bacon e linguiça e depois acrescente a cebola picada com a manteiga de garrafa. Quando a cebola murchar, acrescente a carne seca, tempere com pimenta-do-reino e misture. Baixe o fogo e misture a estes ingredientes o arroz soltinho, o feijão, parte das castanhas tostadas, os cubos de queijo e as folhas de coentro picadas. Prove e ajuste o sal se necessário. Descasque, corte em rodelas e grelhe a banana na frigideira com um pouco de manteiga e uma pitada de sal (faça esta etapa em fogo médio-alto para tostar). Sirva o baião com molho de pimenta fresca e salada verde. 

Dicas: sirva as castanhas por cima ou à parte se quiser mantê-las mais crocantes. Também aconselho servir a banana à parte ou apenas dispor algumas rodelas por cima para que não amassem e porque azeda a comida mais rápido caso sobre. O bom é manter as texturas na hora que for comer, então se sobrar para o outro dia é só tostar as castanhas e grelhar a banana na hora para ter um prato novinho em folha.

Se fizer esta receita poste uma foto e marque com a hashtag #receitaladaher nas redes sociais, adorarei ver! Um abraço! ♥