FOCACCIA SEM SOVA

Não dá pra explicar o quanto é bom e nem o quanto é fácil! Cobri a minha com linguiça portuguesa e cebola cortadas no mandolin. A receita da massa é da querida Tata da @cozinhadatata , obrigada por compartilhar esta maravilha!




3x farinha
400ml água
10g fermento biológico seco
1col sopa açúcar
1col chá sal
1col sopa azeite

O recheio é a gosto. Eu utilizei meia linguiça portuguesa e uma cebola pequena cortadas no mandolin. Perca este tempinho para fatiar fininho e você não vai se arrepender! Usei a linguiça ainda um pouco congelada para fatiar com facilidade e não ficar quebrando.

Dica: eu fiz uma massa temperada e acrescentei 1 colher de chá de manjerona, 1 colher de chá de orégano e pimenta-do-reino moída na hora para dar mais uma camada de sabor. A massa é bem molinha mas ajuste com mais farinha se for necessário, ela precisa de uma certa estrutura para crescer.

Misture a água (morna ou em temperaruta ambiente se não estiver muito frio na sua cidade), o açúcar e o fermento. Deixe descansar por alguns minutos. Misture o azeite e acrescente a farinha aos poucos, depois o sal, misturando sempre vigorosamente. A massa é muito líquida, não se assuste, esta é a magia e a praticidade desta receita (dá pra fazer em um bowl e misturar com uma colher de pau sem precisar de batedeira). Quando todos os gruminhos de farinha sumirem, cubra a massa com um pano e deixe descansar por 40 minutos. Enquanto isto deixe os ingredientes do recheio separados e fatiados e unte com azeite uma forma 24x30cm mais ou menos.

Após o primeiro descanso, despeje a massa na forma untada retirando as bolhas de ar e deixe descansar por mais 30 minutos coberta com um pano. Enquanto isto pré-aqueça o forno a 220 graus. Cubra com o recheio escolhido e leve ao forno por cerca de 30 minutos para assar. Se quiser prepare a focaccia clássica pressionando a massa com os dedos. Cubra com azeite, alecrim e sal grosso triturado ou flor de sal.