BOLO DE PAMONHA NA PALHA
Mês de junho chegando ao fim e eu praticamente sem tempo para preparar os quitutes juninos que tanto adoro. Nada como um bolo de milho debulhado em casa e o aroma de café fresquinho tomando conta da cozinha para saciar a vontade de São João e matar a saudade de quando a festa junina da PE na Barão de Mesquita era o grande evento do ano. Bons tempos! Festa boa para mim era a junina, que tocava forró, tinha pescaria e barraca de comida boa. Tinha bandeirinha colorida enfeitando o céu, roupa confortável, salsichão, paçoca, quentão, canjica e sorriso no rosto de quem servia a gente. Na matinê do Tijuca só fui uma vez pra nunca mais, tatear o escuro com fumaça nunca foi minha praia mesmo. Anarriê! :)
- 4x milho debulhado (6 a 8 espigas)
- 3 ovos grandes
- 1/2x óleo vegetal
- 200ml leite de coco
- 1/4x fubá amarelo
- 1,5x açúcar cristal
- 100g coco ralado umedecido
- 1/2x queijo meia-cura
- 1 pitada de sal
- 1col sopa fermento
- Palhas de milho para forrar a forma
- Canela para polvilhar na hora de servir, se quiser
- Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte duas formas de 15x8cm com furo no meio ou uma maior de 23x10cm com manteiga. Lave bem e seque as palhas de milho, corte as pontas mais duras e se for preciso deixe de molho em água quente por alguns minutos para amolecer. Depois de secas, forre a forma deixando parte da palha para fora. Dá pra fazer o bolo sem a palha e em tabuleiro retangular também, fica mais fácil de assar assim.
- Para preparar a massa, bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 a 5 minutos, menos o fermento. Por fim, adicione o fermento e bata/pulse apenas para misturar. Despeje a massa na forma forrada e asse por 40 a 50 minutos ou até que o bolo fique dourado.