CHAPATI COM RELISH DE JALAPENHO E COUVE-FLOR GRELHADA COM ESPECIARIAS

Este pão indiano sem fermento é muito prático! Ele também é conhecido como parahata, roti, phulka, pão-folha, pão ázimo, matzá e provavelmente outras dezenas de nomes. É leve e delicioso para comer com pastinhas e vegetais condimentados. O relish é uma conserva com características do picles e do chutney. É sempre picante, agridoce e leva vegetais picados e especiarias; é um ótimo acompanhamento para grelhados. Comprei alguns quilos de jalapenho e resolvi separar uma boa parte para fazer o relish e também geleia, eles duram muito e são fáceis de incluir nos preparos do dia a dia.


RECEITA DO CHAPATI
1x farinha de trigo
1/4x água morna
1/2col chá sal
1col sopa azeite ou óleo de milho/girassol

Obs: Se utilizar farinha de trigo integral a quantidade de água muda para meia xícara. Lembre-se de que a hidratação de qualquer pão depende da umidade local, então ajuste a quantidade de água para mais ou menos se necessário.

Preparo: misture os ingredientes em uma tigela e sove bem por cerca de 5 minutos. Deixe a massa descansar por 10 minutos coberta com um pano. Faça um rolo e divida em 6 a 8 partes iguais, boleie e abra uma a uma em formato de disco bem fino com a ajuda de um rolo de massa ou garrafa de vidro. Leve uma frigideira ao fogo médio-alto e acenda a chama ao lado também. Coloque um disco de cada vez e vire quando começar a formar bolhas. O tempo é de aproximadamente 30 a 40 segundos de cada lado. Assim que dourar ambos os lados, pegue o pão com uma espátula e leve direto à chama ao lado para inflar e chamuscar. Boa sorte!


RECEITA DO RELISH DE JALAPENHO
20un jalapenho verde
10un dente de alho
200ml vinagre de arroz
100g açúcar (aprox 3/4x)
1col sopa pimenta-calabresa
1 folha de louro
1 flor de cravo triturada
1col chá sal

Processe grosseiramente as pimentas com o alho e o vinagre, deixando os vegetais em pedaços bem miúdos. Leve uma panela ao fogo médio, acrescente e misture todos os ingredientes. Assim que começar a ferver, baixe o fogo e mexa de vez em quando até que os grãos de açúcar dissolvam completamente, o líquido engrosse e reste apenas um pouco do caldo no fundo da panela quando passar a colher. Este processo leva cerca de 15 a 20 minutos. Distribua em vidros herméticos esterilizados e conserve em geladeira. 


Para preparar a couve-flor grelhada, cozinhei os floretes com um pouco de água e deixei bem ao dente. Escorri e grelhei em uma frigideira com azeite, temperando com sal, pimenta-do-reino, páprica e cominho.


Postagens mais visitadas