ESFIHA

Comemos com molho de tahine com limão e café na prensa, depois colocamos mostarda escura que adoramos e ficou ainda mais incrível! A receita rende 16 esfihas grandes ou 30 a 35 pequenas.









MASSA
400g farinha de trigo
200ml água morna ou leite
10g fermento biológico seco
2col sopa açúcar
50ml azeite
1col chá sal

RECHEIO
500g carne moída
1 cebola pequena bem picada
2 tomates sem sementes bem picadinhos
4 ramos de hortelã picados, somente as folhas
1/2col chá pimenta caiena ou páprica picante
1/2col chá pimenta-do-reino moída
1/2col chá cominho
1col chá orégano
1 pitada pimenta síria
Suco de 1 limão (opcional)
1/2col chá sal

Misture o fermento, o açúcar e a água morna e deixar descansar por 15 minutos. Misture a farinha com o sal e reserve. Após o descanso, adicione o azeite e a farinha aos poucos e misture com uma colher resistente. Eu preparo na batedeira com gancho para massas e faço esta etapa em velocidade baixa. Sove por 10 a 15 minutos, até que a massa fique bem lisa e elástica. Deixar descansar por 20 minutos coberta com um pano, enquanto isto prepare o recheio.

Em uma tigela grande, misture bem a carne, a cebola, o tomate, a hortelã e os temperos até formar uma massa homogênea. Reserve.

Divida a massa em duas partes, faça um rolo com cada parte, divida ao meio, enrole mais um pouco e corte cada pedaço em quatro partes. A massa rende 16 esfihas grandes. Se você quiser fazer esfihas pequenas, corte cada rolo em 8 pedaços sempre dividindo a massa pela metade para obter discos em tamanhos iguais. Abra cada porção da massa diretamente no tabuleiro, apertando o meio para fazer um disco. Não se preocupe de fazer um disco perfeito neste momento pois a massa irá descansar e tudo se ajeita depois. Lembre de deixar espaço entre os discos pois ainda iremos rechear. Cubra com um pano e deixe os discos descansarem por 40 a 45 minutos. Pré-aqueça o forno a 200 graus.

Pegue uma porção de recheio e com as mãos coloque no centro do disco de massa. Aperte delicadamente com as mãos e a esfiha aberta já ficará formada. Asse por cerca de 25 a 30 minutos, até doura. Sirva com limão e azeite.

//

Minha querida brima do Instagram, Luciana Daher, compartilhou carinhosamente sua receita de esfiha e eu resolvi dividir com vocês. Ela enviou uma proporção para dois quilos de farinha, eu adaptei para um pouco menos pois para um preparo caseiro rende bastante. Obrigada, brima! Vamos à receita:

500g farinha de trigo
250ml leite                                                 
1 tablete de fermento                                
1/4x açúcar
1/4col chá sal
50g manteiga de leite derretida
1/4x óleo
1 ovo
                                               
Sovar bem e deixar crescer por 40 minutos. Fazer as bolinhas e abrir.

Recheio da brima:                             
500g carne moída
500g tomate picado
Manteiga de leite e óleo de olho
Cebola, pimenta verde e hortelã picados a gosto