ESFIHA

Comemos com molho de tahine com limão e café na prensa, depois colocamos mostarda escura que adoramos e ficou ainda mais incrível! A receita rende 16 esfihas grandes ou 35-40 pequenas.

Esfiha, sfiha, esfirra, sfeeha, lahme bi ajin, lahm bi ajeen. ♥




MASSA
500g de farinha de trigo
300ml de água morna ou leite
10g de fermento biológico seco
1 colher de sopa de açúcar
80ml de azeite
1 colher de chá de sal
Fubá ou semolina para polvilhar

RECHEIO DE CARNE
500g de carne moída (patinho)
1 cebola pequena picada
2 tomates sem sementes picados
4 ramos de hortelã picados
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino
1/4 de colher de chá de pimenta síria
1/2 colher de chá de pimenta-calabresa
1/2 colher de chá de cominho
1 colher de chá de orégano
Noz-moscada a gosto
Suco de 1 limão-taiti grande
1 colher de chá de sal

Misture a farinha, o fermento, o açúcar, o azeite e a água, cubra com um pano e deixe descansar por 20 minutos. Após o descanso, começe a sovar a massa e incorpore o sal, aos poucos, em pitadas. Se possuir uma batedeira com gancho para massas, faça este etapa na velocidade baixa, depois aumente a velocidade para média e sove a massa por 10 a 15 minutos, até que fique bem lisa e elástica. Molde uma bola, unte com azeite e deixe descansar por 30 minutos coberta com um pano ou até que dobre de volume (a hidratação e o tempo de descanso dependerão da temperatura e umidade local). Enquanto isto prepare o recheio. Em uma tigela grande, misture os ingredientes do recheio até formar uma massa bem homogênea e reserve na geladeira. Se preferir, utilize um processador.

Divida a massa em duas partes, faça um rolo com cada parte, divida ao meio, enrole mais um pouco e corte cada pedaço em quatro partes. A massa rende 16 esfirras grandes ou 35-50 pequenas. Se você quiser fazer menores, corte cada rolo em 8 pedaços, sempre dividindo a massa pela metade para obter discos em tamanhos iguais. Salpique um pouco de fubá ou semolina e abra cada porção da massa diretamente no tabuleiro, apertando o meio com a mão para formar um disco. Deixe um espaço de cerca de 3cm entre eles para que possam crescer. Cubra com um pano e deixe a massa descansar por 40 minutos. Quanto faltar 20 minutos para o fim do descanso, preaqueça o forno a 200º. Após o descanso, pegue uma porção de recheio, faça uma bola e pressione delicadamente no centro do disco de massa. Aperte delicadamente para que o disco se abra e o recheio preencha a massa até as bordas. Você pode deixar as esfirras mais altas ou bem fininhas, é uma escolha pessoal. Asse por cerca de 25 a 30 minutos, até dourar. Sirva com gotas limão, azeite e molho de pimenta árabe.

Para preparar esfirras fechadas: espalme a massa e recheie como um pastel, feche até a metade, prenda a ponta oposta que está aberta ao meio e feche as duas aberturas que se formaram.

Outras opções de recheio: creme de ricota com espinafre refogado, queijos diversos, muçarela com tomate e orégano ou zaatar, queijo com cebola caramelizada, frango defumado com requeijão, calabresa com tomate e cebola etc. 





Minha querida brima do Instagram, Luciana Daher, compartilhou carinhosamente sua receita de esfiha e eu resolvi dividir com vocês. Ela enviou uma proporção para dois quilos de farinha, eu adaptei para um pouco menos pois para um preparo caseiro rende bastante. Obrigada, brima! Vamos à receita:

500g farinha de trigo
250ml leite                                                 
1 tablete de fermento                                
1/4x açúcar
1/4col chá sal
50g manteiga de leite derretida
1/4x óleo
1 ovo
                                               
Sovar bem e deixar crescer por 40 minutos. Fazer as bolinhas e abrir.

Recheio da brima:                             
500g carne moída
500g tomate picado
Manteiga de leite e óleo de olho
Cebola, pimenta verde e hortelã picados a gosto

Postagens mais visitadas