GELEIA DE UVA E MAÇÃ

As uvas já estavam ficando passadas e murchas na geladeira e descartar não é uma opção. Utilizo uma parte de fruta para meia de açúcar cristal ou demerara (ou menos quando a fruta possui muita pectina), suco de limão e fogo baixo mexendo quase sempre até dar ponto. Às vezes acrescento especiarias e/ou pimenta, quem me conhece sabe que não vivo sem meus pozinhos mágicos. Quem prefere a geleia totalmente cristalina (tecnicamente é o correto) é só ir retirando a espuma que é formada na superfície durante o cozimento. Eu tiro só um pouco e não me importo se ficar um pouco turva. 






200g de uva sem caroço
300g de maçã picada 
Suco de 1 limão taiti
250g de açúcar cristal

Bata as frutas no liquidificador com um pouco de água. Leve uma panela ao fogo baixo, acrescente todos os ingredientes e misture. Mantenha o fogo baixo até atingir o ponto desejado, mexendo apenas de vez em quando e um pouco mais no final do cozimento. Para saber se chegou ao ponto é só pegar um pouco com a colher e deixar escorrer: a geleia deve ficar molinha mas caindo em pedaços, não líquida. Guarde em vidro esterilizado e hermético na geladeira, ela fica bem mais firme depois de fria.

Dica: utilize frutas maduras mas não passadas, e frutas verdes não rendem boa geleia também. Outra dica para acertar o ponto é colocar uma colherada da geleia em um prato limpo. Se você passar o dedo no meio e não juntar está no ponto.

Postagens mais visitadas