RISOTO NA PRESSÃO



BASE DO RISOTO
1 cebola média picada
1 cenoura pequena ralada ou picada
1 folha de louro
1/2x vinho branco
1x arroz arbóreo
Pimenta-do-reino a gosto
500ml água fervente
Sal a gosto

SABORES
1/2 linguiça calabresa picada
100g bacon picado
1 lata de milho
Coentro picado a gosto
1 pitada de cravo em pó (opcional)

PARA FINALIZAR
1/2x creme de ricota
25g manteiga

Obs: minha sugestão para este preparo é utilizar o creme de ricota pois a linguiça e o bacon são bastante salgados. Nos preparos mais tradicionais e menos salgados melhor utilizar um queijo parmesão de qualidade para finalizar.

Ferva 500ml de água em uma chaleira ou fervedor. Na panela de pressão, doure levemente os cubos de bacon e linguiça em fogo médio-alto. Acrescente a cebola, a cenoura, o milho, a folha de louro e refogue um pouco. Acrescente o arroz e o cravo, misture e refogue bem. Tempere cada etapa com pimenta-do-reino a gosto. Adicione o vinho branco, misture e deixe o vinho evaporar. Acrescente a água quente e tampe a panela. Assim que começar a chiar conte 5 minutos. Se preferir o arroz mais al dente, desligue com 4 minutos. Retire toda a pressão, abra a panela, adicione a manteiga e o creme de ricota e misture vigorosamente. Acrescente o coentro picado, ajuste o sal, misture e sirva quente. Este é um prato que não pode esperar para ser servido. Bom apetite!

Dica: varie os sabores do risoto com cogumelos, camarões ou o que mais desejar. A base do risoto é sempre a mesma e este preparo aceita mil variações! É uma ótima opção para receber muitas pessoas e a melhor parte é que fica pronto em 15 minutos. Divirta-se!


Postagens mais visitadas