BOLO GELADO DE ABACAXI






CALDA DE ABACAXI
800g de abacaxi cortado em cubos pequenos sem o miolo
1 colher de sopa de licor de laranja
1/3 de xícara de açúcar

PÃO DE LÓ
6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de farinha
6 colheres de sopa de água
1 colher de chá de fermento em pó

CREME
500ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de amido de milho
200ml de creme de leite

PARA FINALIZAR
100g de coco ralado

Comece pela calda: misture os ingredientes e leve ao fogo baixo por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando até formar uma calda. Transfira para uma tigela e deixe esfriar.

Preaqueça o forno a 180 graus, unte e enfarinhe um refratário tamanho 20x30cm e reserve. Separe as claras das gemas e bata as claras em neve até formar picos, de preferência com uma batedeira. Adicione o açúcar aos poucos, depois as gemas uma a uma, batendo bem a cada adição. Diminua a velocidade e acrescente a farinha em etapas, depois a água e por último o fermento, batendo apenas o suficiente para incorporar. Leve ao forno por 20 a 30 minutos, até que a massa fique completamente assada e levemente dourada. Faça o teste do palito para verificar. Reserve.

Enquanto o bolo assa, prepare o creme: misture os ingredientes frios menos o creme de leite e leve ao fogo baixo até engrossar e formar um mingau bem firme. Desligue o fogo e misture o creme de leite.

Montagem: distribua o abacaxi com a calda por cima do bolo, verta o creme ainda morno por cima dos pedaços de abacaxi e polvilhe o coco ralado para finalizar. Tente regar a calda por toda a superfície do bolo. Leve à geladeira por 6 a 7 horas e sirva bem gelado.

Postagens mais visitadas