ESTROGONOFE COM BATATA ASSADA E COGUMELOS NA MANTEIGA

Eu adoro estrogonofe de qualquer jeito, mas este é um pouquinho mais especial pra nós. Gosto de preparar aos domingos com calma e fundo musical: deixo os cogumelos frescos brilhando um pouco mais no prato, fora do molho e cobrindo a batata assada, que é servida cheia de manteiga temperada. Na manteiga vai um bom parmesão, pimenta-do-reino, sal grosso moído e muita salsinha. Deixo um arrozinho branco marcando presença na mesa pra não deixar sobrar nenhum caldinho saboroso no prato. O estrogonofe eu flambo com cachaça envelhecida, fica bom demais da conta e é um dos nossos almoços preferidos.




400g de alcatra picada em tiras ou cubos
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 colher de sopa de molho inglês
400ml de creme de leite
1/2 xícara de ketchup
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1/3 xícara de cachaça ou conhaque para flambar
200g de cogumelos-de-paris frescos fatiados
4 batatas médias inteiras
100g + 25g de manteiga
100g de queijo parmesão ralado
Salsinha picada, azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

Preaqueça o forno a 200 graus. Regue as batatas inteiras com um pouco de azeite e sal moído e embrulhe cada uma em um pedaço de papel-alumínio. Coloque as batatas em uma assadeira com um pouco de água no fundo e asse por cerca de 1 hora, até que fiquem macias. O tempo para cada batata assar varia de acordo com seu tamanho. Faça um teste com uma faca: se entrar com facilidade e não houver resistência é sinal de que a batata assou completamente. Mantenha as batatas embrulhadas até a hora de montar o prato. Prepare a manteiga temperada misturando 100g de manteiga em temperatura ambiente, 100g de queijo parmesão ralado, salsinha picada e pimenta-do-reino a gosto. Reserve. Enquanto a batata assa, prepare o estrogonofe: leve uma panela não muito funda ou uma wok ao fogo alto, coloque um fio de azeite e doure os cubos de carne em etapas, temperando com sal e pimenta-do-reino, deixando espaço entre os pedaços de carne para que não percam os líquidos. Vá transferindo os cubos dourados para um recipiente. Quando terminar, refogue a cebola e acrescente o alho no final, deixando perfumar por no máximo 1 minuto para não queimar. 

Volte com os cubos de carne para a panela, adicione a bebida destilada e flambe. Acrescente o extrato de tomate, o ketchup e o molho inglês, misture e deixe cozinhar a carne por alguns minutos, mas cuidado para não cozinhar demais, é importante mantê-la tenra e suculenta. Desligue o fogo, acerte o sal e a pimenta, misture o creme de leite e reserve. Para preparar os cogumelos, leve uma frigideira grande ao fogo alto, coloque 25g de manteiga com um pouco de azeite e doure os cogumelos até que reabsorvam toda umidade. Tempere a gosto. Para a montagem: faça um corte de ponta a ponta e aperte as laterais da batata para que ela abra no centro. Recheie com bastante manteiga temperada e coloque por cima os cogumelos e a salsinha picada. Sirva o estrogonofe à parte para que cada um possa saborear como desejar.

Postagens mais visitadas