TORTA DE LIMÃO







MASSA
200g de biscoito maisena
150g de manteiga

RECHEIO
1,5 xícara de água
1,5 xícara de açúcar
1 pitada de sal
4 gemas peneiradas
4 colheres de sopa de amido de milho
Raspas e 1/4 xícara de suco de limão-taiti
Raspas e 1/4 xícara de suco de limão-siciliano
50g de manteiga gelada em cubos

COBERTURA
4 claras
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal

Preaqueça o forno a 180 graus. Bata o biscoito no processador até desmanchar completamente. Acrescente a manteiga em cubos e bata mais um pouco até formar uma farofa úmida. Despeje a massa em uma forma canelada de fundo removível e vá pressionando com as mãos preenchendo todo o espaço e as bordas uniformemente. Leve ao forno por 12 minutos. Deixe amornar e preencha com o recheio.

Para preparar o recheio, misture todos os ingredientes menos a manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa constantemente até formar um mingau grosso, desligue o fogo e acrescente a manteiga gelada. Misture bem e despeje sobre a massa, depois leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Caso prefira, utilize apenas um tipo de limão no preparo.

Preparo do merengue suíço da cobertura: leve ao banho-maria as claras misturadas ao açúcar e o sal e mexa com o batedor de arame até dissolver os cristais de açúcar completamente. Coloque a mistura na batedeira e bata até que a tigela esfrie completamente, por cerca de 10 minutos. Coloque por cima da torta delicadamente, formando picos com as costas de uma colher. Não cubra o recheio completamente para que todos possam ver sua cor linda e brilhante. Se quiser, toste as pontas do merengue com um maçarico, fica delicioso. Sirva com raspas de limão e café.

Alternativa prática de recheio: 1 lata de leite condensado, 1 caixa de creme de leite e suco de 4 limões-taiti. Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar um creme liso e fofo. Não precisa levar ao fogo, é só rechear a torta e levar para gelar por uma hora e depois cobrir com o merengue.