ARRUMADINHO

Arrumadinho é aquele tipo de comida que faz um carinho na alma, a gente adora e não é pouco não! Este aí eu fiz com carne-seca acebolada com manteiga de garrafa, cuscuz de milho, vinagrete e feijão-fradinho, mas também dá pra fazer com carne-de-sol, farofa de mandioca e feijão verde pra quem consegue achar fácil. Adoramos arrumadinho e desarrumadinho de qualquer jeito.♥




300g de carne-seca
3 colheres de sopa de manteiga de garrafa
1 cebola cortada em tiras
1 pimenta-de-cheiro picada
2 xícaras de flocão de milho
1 xícara de água
2 xícaras de feijão-fradinho cozido
2 tomates picados
1 cebola picada
1/4 de xícara de vinagre de maçã
Sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto
1 punhado de coentro fresco picado

Para retirar o sal da carne-seca: lave bem a carne, pique em cubos médios e deixe de um dia para o outro na geladeira coberta com água. Troque a água ao menos uma vez durante o processo. Outra forma de retirar o sal é escaldar de 4 a 5 vezes. Depois de retirar o excesso de sal, leve para cozinhar em uma panela de pressão por 30 minutos com água suficiente para cobrir a carne, desligue o fogo e deixe o ar sair completamente. Despreze a água e desfie os pedaços com a ajuda de dois garfos. Para finalizar o preparo da carne, leve uma frigideira grande ao fogo médio e adicione a manteiga de garrafa. Coloque a pimenta, a cebola cortada em tiras e deixe dourar um pouco. Adicione a carne, deixe refogar e tempere a gosto.

Preparo do cuscuz de milho: tempere o flocão com sal a gosto e acrescente 1 xícara de água. Misture e deixe repousar por 5 minutos. Prepare na cuscuzeira com vapor de água até que fique macio ou leve ao micro-ondas em um refratário por 3 minutos. Solte com um garfo e ajuste o sal se necessário.

Preparo do vinagrete: misture 1 cebola picada, 2 tomates picados, folhas de coentro picadas, o vinagre e azeite a gosto. Tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva.

Tempere o feijão já cozido e sirva em uma travessa com a carne-seca, o cuscuz e o vinagrete. 10 minutos na panela de pressão ou cerca de 20 minutos na panela comum são suficientes para cozinhar o feijão e mantê-lo tenro para servir.

Este prato é chamado arrumadinho pois cada preparo é servido separado no prato. Uma outra mistura clássica para o arrumadinho é servir com carne de sol, farofa de mandioca, vinagrete e feijão-verde. Nós adoramos todas as versões!