BACALHAU À LAGAREIRO








1kg de lombo de bacalhau dessalgado
2 cebolas cortadas em rodelas grossas
250g de tomate-cereja
2 cabeças de alho inteiras
100g de azeitonas pretas
20 batatas-bolinha
6 ovos
250ml de azeite
Folhas de louro
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Folhas de salsinha para servir

Preaqueça o forno a 200 graus. Cozinhe as batatas inteiras em água e sal por 10 minutos. Enquanto as batatas cozinham, monte o bacalhau: unte uma assadeira com azeite e disponha os lombos deixando um pouco de espaço entre eles. Tempere com sal e pimenta-do-reino, cubra-os com as rodelas de cebola, os tomates inteiros e algumas folhas de louro e coloque as cabeças de alho ao lado. Corte a parte de cima dos dentes de alho com o cabo, deixe a parte exposta para cima e regue generosamente o bacalhau e os vegetais com azeite de oliva.

Escorra as batatas e disponha-as em uma assadeira à parte. Tempere com sal e pimenta a gosto, regue com um fio de azeite e coloque algumas folhas de louro (utilize alecrim se preferir). Leve as batatas e o bacalhau ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos. Na metade do tempo, vire as batatas e amasse-as com firmeza uma única vez utilizando as costas de uma colher. Estas são as batatinhas ao murro; se preferir, utilize a parte interna da mão próxima ao pulso para dar uma leve amassada nas batatas, mas cuidado para não se queimar. Tempere mais um pouco e leve-as de volta ao forno, aproveite este momento para regar o bacalhau com o caldo formado no fundo da assadeira.

Cozinhe os ovos nos 10 minutos finais, descasque-os e sirva-os inteiros à parte. Retire o bacalhau e as batatas do forno e sirva quente com as azeitonas e salsinha por cima. Deixe pães, torradas, azeite e vinagre balsâmico à vontade na mesa para os convidados se servirem.

Postagens mais visitadas