BOLO DE CARNE COM SALADA DE LENTILHA






BOLO DE CARNE
1kg de carne bovina moída
1 cebola média
4 dentes de alho
1 ovo
1 colher de chá de cominho
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Folhas de hortelã a gosto
10 fatias longas e finas de bacon
2 fatias de pão de forma ou 4 colheres de sopa de farinha de rosca

Preaqueça o forno a 200 graus. Em um processador, coloque a cebola, o alho e as folhas de hortelã (pique tudo antes grosseiramente para facilitar o processamento). Adicione a carne, o pão e o ovo, tempere e processe até formar uma massa homogênea. O pão ajuda a dar liga e a manter a umidade da carne, mas se não tiver dispense da receita. Caso não tenha processador, pique os vegetais bem miudinhos e faça esta etapa com as mãos em uma tigela, sovando a massa até ficar homogênea. Divida em duas partes e forme dois filões gordinhos. Unte uma assadeira com azeite e coloque os bolos de carne. Arrume as fatias de bacon por cima dos bolos e pressione um pouco para que fiquem presos à carne. Leve ao forno por 30 a 40 minutos, até que o bacon fique dourado e a carne no ponto desejado. Pincele molho barbecue, chipotle ou geleia de pimenta e sirva com a salada morna de lentilha. 

SALADA DE LENTILHA
1 xícara de lentilha
3 xícaras de água
1 folha de louro
150g de bacon picado
1 cebola-roxa cortada em meia-lua
Suco de 1 ou 2 limões
Folhas de hortelã e coentro
Sal, cominho e pimenta-do-reino a gosto

Enquanto o bolo de carne assa, prepare a salada de lentilha: cozinhe a lentilha em água e pouco sal com as folhas de louro por 15 a 20 minutos, até que estejam cozinhas mais ainda tenras. Escorra e reserve. Leve uma frigideira grande ao fogo médio/alto e doure o bacon. Assim que estiverem dourados, coloque a cebola e mexa. Mantenha o fogo alto para que a cebola toste mas não murche muito, a ideia é que ela se mantenha um pouco crocante. Assim que atingir o ponto desejado, adicione a lentilha e misture bem os ingredientes. Tempere a gosto, adicione o suco de limão e um pouco de azeite se necessário e misture. Desligue o fogo e adicione as folhas de hortelã e coentro picadas. Sirva a salada morna ou em temperatura ambiente com o bolo de carne.

Observação: fique atento na hora de dourar o bacon. Caso ele esteja muito gorduroso, descarte um pouco da gordura antes de colocar a cebola, mas não retire tudo pois esta gordura vai temperar e dar suculência a toda a salada (mas sem exageros, senão fica gordurosa demais). Caso esteja utilizando um bacon mais magro, tempere com um pouco mais de azeite na etapa final junto com o suco de limão.