FRANGO DE PADARIA

Domingo é dia! Carioca que é carioca adora um franguinho assado de padaria com farofa. E se a padaria perto da sua casa for chique, meu bem, ainda vem batata e calabresa de brinde, tudo assado juntinho do frango pra pegar gosto. Este aí eu assei em casa, mas em dias de preguiça o almoço de domingo é garantido na padoca da esquina mesmo. Quem mais adora? 🤗





1 frango inteiro com cerca de 1,8kg
1kg de batata-bolinha
250g de farinha de mandioca torrada
1 linguiça tipo calabresa
2 cebolas 
Suco de 1 limão-taiti
Suco de 1 laranja-baía
Alecrim, sálvia e louro para assar
Barbante culinário

MARINADA
100g de manteiga ou 100ml de azeite
4 dentes de alho
1 colher de chá de páprica doce
1 colher de chá de cominho
1 colher de sopa de orégano
1 colher de chá de páprica picante
1 colher de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá de sal grosso
1 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora

1 ramo de alecrim fresco, folhas de sálvia e louro

Descongele o frango completamente dentro da geladeira antes de temperar. Tempere e deixe marinar por 2 horas ou de um dia para o outro na geladeira antes de assar.

Preaqueça o forno a 220 graus. Prepare uma manteiga temperada (ou azeite temperado, se preferir) socando o sal grosso e o alho com o pilão e misturando todos os ingredientes da marinada à manteiga em temperatura ambiente. Massageie o frango com esta mistura, inclusive por dentro da cavidade inferior e entre a pele e o peito do frango, com delicadeza para não rasgar a pele. Coloque uma rodela de laranja dentro da cavidade do frango junto com duas folhas de louro e um ramo de alecrim. Deixe marinar.


Enquanto isto, prepare a farofa com uma cebola picada dourada e farinha de mandioca. Doure a cebola em óleo vegetal ou manteiga, acrescente a farinha de mandioca, tempere a gosto e reserve.

Corte uma cebola em rodelas grossas, regue uma assadeira com um fio de azeite e prepare uma cama para o frango com as cebolas e mais um ramo de alecrim. Coloque o frango na assadeira sobre as cebolas com o peito virado para cima, amarre as coxas e as asas com um barbante e regue o frango com o suco de laranja e limão. Arrume na assadeira as batatas cortadas ao meio e as linguiças cortadas em pedaços grandes. Regue com azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino. Leve tudo para assar por 30 minutos, depois baixe o forno para 180 graus e asse por mais cerca de 1 hora. Vire as batatas e regue o frango de vez em quando com o líquido que ficará no fundo da assadeira.  O tempo de assar varia de acordo com a temperatura e a distribuição de calor de cada forno, verifique de vez em quando o ponto desejado. Para checar se o frango assou, faça um corte perto da coxa; o líquido deve sair límpido e sem sangue. Deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

Postagens mais visitadas