TAGINE DE FRANGO

Com grão-de-bico, limão grelhado, cuscuz com passas e castanha de caju.






10 sobrecoxas de frango (aproximadamente 2kg)
2 xícaras de cuscuz marroquino
1 xícara de uva-passa clara
1 xícara de castanhas-de-caju torradas e picadas
1 xícara de azeitonas verdes inteiras sem caroço
2 xícaras de grão-de-bico pré-cozido al dente
2 cebolas grandes picadas
1/2 colher de chá de cúrcuma
1 limão-siciliano e suco de 1 limão-taiti
Azeite para refogar
Sal a gosto

CHERMOULA (MARINADA)
2 colheres de sopa de páprica doce
1 colher de chá de sementes de coentro moídas
1 colher de chá de sementes de cominho moídas
1 colher de chá de orégano
1 colher de chá de manjerona
1/2 colher de chá de louro em pó
1/2 colher de chá de páprica picante
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino moída
4 dentes de alho amassados
10 estigmas de açafrão
1/4 de xícara de água morna
Um punhado de salsa e coentro frescos picados

1/4 de xícara de azeite e sal a gosto

A tagine é feita em uma panela específica tradicionalmente feita de barro com tampa cônica (como aparece na foto), mas, como a maioria das pessoas não possui este tipo de panela, adaptei o preparo para uma panela comum de 4 litros com tampa, assim todos poderão sentir os sabores deste delicioso prato marroquino. Comece pelo preparo da chermoula: misture a água morna aos estigmas de açafrão e aguarde 10 minutos para ter a água de açafrão pronta para uso. Em uma grande tigela, misture bem todos os ingredientes da marinada e massageie as sobrecoxas com toda esta mistura. Deixe marinar por no mínimo uma hora, mas de preferência deixe da noite para o dia na geladeira para absorver bem os sabores.

Regue o fundo da panela com um pouco de azeite, faça uma cama com as cebolas picadas, salpique a cúrcuma, tempere com uma pitada de sal e arrume todas as sobrecoxas por cima desta cama de cebolas. Regue com o suco de limão-taiti e leve a panela tampada ao fogo médio por 15 a 20 minutos, até que as cebolas e as sobrecoxas comecem a soltar seus líquidos. Baixe o fogo para o mínimo e cozinhe por mais 40 minutos a 1 hora com a panela tampada, até que a carne esteja bem macia e soltando do osso. O tempo de cozimento varia de acordo com o tipo de corte de frango que você escolher utilizar, portanto, verifique o tempo de cozimento durante o preparo. Após este tempo, acrescente por cima sem mexer o grão-de-bico pré-cozido e as azeitonas e cozinhe por mais cerca de 15 minutos em fogo médio até o líquido reduzir quase completamente, desta vez com a panela destampada. Sirva bem quente. Nesta etapa final, aproveite para preparar o cuscuz marroquino e grelhar as fatias de limão-siciliano.

Coloque as duas xícaras de cuscuz em uma tigela, tempere com uma pitada de sal e acrescente duas xícaras de água quente. Cubra com um prato e aguarde 5 minutos. Solte o cuscuz com uma colher após o tempo de descanso até que fique bem soltinho e acrescente as passas, as castanhas torradas e picadas e um fio de azeite. Sirva à parte com a tagine. Corte o limão-siciliano em fatias não muito finas e grelhe na frigideira de ambos os lados. Sirva por cima das sobrecoxas com salsinha e coentro frescos picados. Esta receita é farta e serve 6 pessoas com tranquilidade, reduza para a metade caso queira servir de 3 a 4 pessoas.

Postagens mais visitadas