LASANHA À BOLONHESA COM ESPINAFRE E BERINJELA







MOLHO DE CARNE
1kg de carne moída (patinho)
500g de passata de tomate
2 colheres de sopa de extrato de tomate
200g de folhas frescas de espinafre
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 cenoura ralada
1 punhado de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara de água fervente

MOLHO BECHAMEL
1 litro de leite integral ou semidesnatado
3 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga
Noz-moscada moída na hora a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto

PARA A MONTAGEM
400g de massa para lasanha do tipo “direto ao forno”
1 berinjela média
200g de muçarela ralada
100g de queijo parmesão ou grana padano

Prepare a lasanha em etapas, começando pelo molho bechamel. Misture a manteiga e a farinha em uma panela média e leve ao fogo baixo. Mexa por 2 minutos com um fouet até que a mistura fique homogênea, este tempo é importante para que a farinha cozinhe e não dê gosto ao preparo. Esta mistura igualmente proporcional de farinha e manteiga é chamada de roux e serve de base para o preparo de diversos molhos. Passados os 2 minutos, acrescente todo o leite em temperatura ambiente e mexa vigorosamente com o fouet para evitar a formação de grumos. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada na hora a gosto. Deixe em fogo baixo e mexa de vez em quando por cerca de 15 minutos. Desligue o fogo quando o molho ainda estiver bem molinho pois é importante para umedecer a massa no forno. Reserve para esfriar com plástico-filme em contato com o molho para não formar película.

Enquanto o molho bechamel cozinha, regue uma outra panela com um fio de azeite e refogue a cebola com a cenoura e depois o alho. Adicione a carne moída e vá mexendo até secar todo o líquido e a carne ficar levemente dourada. Junte o extrato de tomate, mexa e adicione a passata com uma xícara de água fervente. Ajuste os temperos e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de uma hora, e, se for necessário, vá acrescentando um pouco mais de água. No final do cozimento, acrescente as folhas de espinafre e a salsinha, desligue o fogo e mexa delicadamente. O molho deve ficar um pouco líquido para umedecer a massa. Reserve.

Antes da montagem, fatie a berinjela no sentido longitudinal e toste  as fatias rapidamente em uma frigideira em fogo alto, mantendo a berinjela tenra. Não corte fatias muito finas para não desmanchar.

Para a montagem, separe um refratário tamanho 25x35cm e preaqueça o forno a 200 graus. Coloque uma concha do molho branco, uma do molho vermelho e espalhe no fundo da assadeira. Disponha as lâminas de massa uniformemente no refratário e coloque em cima de cada lâmina uma concha de cada molho, sem exagero. Primeiro o molho vermelho e por cima o molho branco. Coloque outra camada de massa e pressione um pouco, com delicadeza, para que as camadas fiquem uniformes e os molhos se espalhem. Depois da segunda camada de massa, prepare uma camada com as fatias de berinjela e continue alternando a massa com os molhos até terminar. Garanta que a última camada termine com os dois molhos. Por fim, salpique a muçarela e o parmesão e leve ao forno por cerca de 35 minutos, até dourar.

berinjela ou beringela.

Postagens mais visitadas