TORTA SUIÇA

Esta é uma das receitas doces mais deliciosas da vida. Esta torta é leve e linda, não tem como não arrasar em uma mesa de aniversário, Natal ou de um almoço de domingo especial. Vale a pena e não é tão difícil de fazer quanto parece. Uma das minhas preparações preferidas com chocolate, com texturas maravilhosas e sabor incrível. Com um cafezinho então...♥





MASSA
10 claras de ovos grandes
3/4x de açúcar
3/4x de chocolate em pó 50% 
1col de sopa de farinha de trigo
1 pitada de sal

CHANTILI
500ml de creme de leite fresco bem gelado
2 col de sopa de açúcar

GANACHE
200g de chocolate meio amargo ou 70%
100ml de creme de leite fresco ou de caixinha sem o soro
1col de sopa de manteiga

Preaqueça o forno a 160 graus. Unte três formas redondas de 18cm ou duas de 23cm com manteiga, forrando o fundo com papel-manteiga e untando o papel por cima também. Se puder fazer com forma de fundo falso ou aquela que abre nas laterais, melhor ainda.

Bata as claras em neve na batedeira, comece com a velocidade baixa acrescentando uma pitada de sal e assim que espumar aumente a velocidade. Quando estiver bem firme acrescente o açúcar em etapas até ficar homogêneo. Desligue a batedeira e acrescente delicadamente a farinha e o chocolate em pó, fazendo movimentos de baixo para cima com uma espátula. Esta etapa é importante para não deixar o ar incorporado nas claras sair. Divida a massa nas formas e asse por 25 a 30 minutos, até formar uma crosta e a massa ficar completamente assada. Faça o teste do palito para verificar. Retire do forno e deixe esfriar, desenforme ainda morna e faça a montagem com ela completamente fria (deixe para retirar o papel-manteiga da parte de baixo depois que esfriar totalmente).

Para o chantili, bata o creme de leite na batedeira com o açúcar até atingir o ponto firme. Cuidado para não bater demais e passar do ponto.

Prepare a ganache aquecendo o chocolate com o creme de leite e a manteiga no micro-ondas em potência média por 30 segundos. Retire, misture e aqueça mais 30 segundos. Você também pode derreter o chocolate em banho-maria se preferir.

Montagem: intercale as camadas de massa com chantili e finalize com a ganache por cima. Se achar que a quantidade de ganache é muito grande coloque uma camada fina por cima de cada massa antes de espalhar o chantili. Aqui em casa sempre faço a mais para poder comer com uvinhas frescas. :) Salpique chocolate em pó com uma peneira e delicie-se com esta maravilha! Ah, sirva gelada! ♥

Postagens mais visitadas