PÃO DE QUEIJO ALMOFADINHA

Vocês podem reparar que meu pão de queijo fica igual a uma almofadinha, não é redondo. É que eu adoro a parte da casquinha do pão de queijo, e de uns tempos pra cá, na hora de formar as bolinhas eu dou uma achatada com as mãos para elas já ficarem tipo um panini, sabe? Assim a área de casquinha fica bem maior, a gente adora assim! As pintinhas escuras na foto do pão aberto são pimenta-do-reino, orégano e linhaça. Eu adoro fazer pão de queijo temperado e às vezes coloco um punhadinho de paio ralado na massa.

      



1,5x de polvilho azedo
1,5x de queijo meia-cura ralado grosso
200ml de creme de leite
1col sopa de azeite
1col sopa de orégano
1col sopa de linhaça
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 punhadinho de paio ralado (opcional)

Preaqueça o forno a 220°. Misture todos os ingredientes em uma tigela, começando pelos secos e adicionando o creme no final. Se puder utilizar o creme de leite gelado é melhor pois fica mais fácil de manipular a massa. Modele bolinhas, disponha em um tabuleiro e asse por 18 a 20 minutos, até que fiquem dourados. Se quiserem fazer almofadinhas como eu, é só dar uma leve achatada com as mãos quando terminarem de formar as bolas. A receita rende 15 pães de queijo médios, você pode congelar no tabuleiro e depois colocar em um saquinho para ter à mão.

Obs: Se estiver muito calor em sua cidade e a massa ficar muito macia, deixe na geladeira por 20 minutos antes de modelar as bolinhas. Mas, se mesmo assim estiver mole, é preciso ajustar a umidade com um pouco mais de polvilho. Se for o contrário, fica muito seca, coloque um pouco mais de creme de leite. A massa precisa ficar firme e macia, não quebradiça. Esta receita é uma versão/adaptação da receita da querida Tata e é bem antiga aqui no blog, só buscar por pão de queijo para encontrar.