KINTSUGI

 KINTSUGI (金継ぎ?, きんつぎ, emenda de ouro) também conhecido como Kintsukuroi (金繕い?, きんつくろい, reparo com ouro) é a arte japonesa de reparar uma cerâmica quebrada com laca espanada ou misturada com pó de ouro, prata ou platina, um método semelhante à técnica maki-e. Visto como uma manifestação artística da filosofia wabi sabi, a origem do kintsugi remonta ao Japão do século XV, quando artesãos japoneses buscavam meios mais estéticos para reparar cerâmica quebrada.


Kintsugi é construído sobre a ideia de força e beleza na imperfeição. A peça resultante incorpora as fissuras únicas em seu design, e as linhas de ouro aumentam a beleza da peça, reforçando-a. Essa forma de arte é vista por muitos como uma metáfora para a dor e a cura – abraçar a dor e as imperfeições pode criar algo único, belo e forte.

É sobre mim e ele, sobre a pandemia, sobre ver beleza em nós mesmos e em tudo à nossa volta. Kinstugi foi, sem querer, o elo escolhido para celebrar nossos 10 anos de casados em fevereiro deste ano, e foi mais um motivo para relembrar e celebrar a vida hoje. Tem a ver com a gente e a nossa conduta, a nossa prática e a nossa filosofia de vida. A vida não é descartável, amor é fonte renovável e regável, a gente se reconstrói todos os dias, e como há beleza em tudo isto. Quanta beleza nas dores e amores que vivemos, no momento presente! Agradeço por ter encontrado artistas sensíveis que puderam representar esta beleza dentro de nossa casa e em nossos corações. Obrigada, Paulo Hatanaka e Giovanna Muniz, vocês são incríveis.










pão de mel.♥


Postagens mais visitadas