CARNE LOUCA

Carne louca é uma das melhores coisas para se comer na vida. É uma receita prática, rende que é uma beleza, e fica boa no sanduíche, com canjiquinha, polenta, arroz branco, macarrão... Acho que com tudo! rs Só não sei se gosto mais dela ou de buraco quente, na dúvida fico com os dois! :D



2kg de acém, coxão mole ou músculo bovino picado em cubos médios
1 cebola grande picada
5 dentes de alho picados
1 cenoura picada em cubos
1 pimentão vermelho picadinho
1 lata de tomate pelado
1 lata de água filtrada 
1/2 lata de vinho tinto
2 folhas de louro
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de sopa de páprica doce 
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Óleo vegetal para refogar
Cheiro-verde a gosto

Tempere os cubos de carne com sal e pimenta-do-reino. Leve uma panela de pressão ao fogo médio-alto, regue com um fio de óleo vegetal, sele todos os cubos de carne e reserve. Se sua panela for pequena, faça em etapas para que os cubos dourem e não soltem líquido por enquanto. Na mesma panela, adicione a cebola e as folhas de louro, e misture para que solte o dourado da carne que ficou no fundo. Se precisar, acrescente mais um fio de óleo para refogar a cebola até que fique bem tostada. Adicione a cenoura e o alho e mexa por 1 minuto. Baixe o fogo, junte as especiarias, o tomate pelado, a água e o vinho tinto, e volte com os pedaços de carne para a panela. Mexa e deixe por 1 hora depois que começar a chiar, em fogo bem baixo. Espere o ar sair completamente, abra e desfie a carne dentro da própria panela com dois garfos ou apenas com uma colher de pau. A carne fica tão macia que desmancha só de mexer. Junte o cheiro-verde picado e sirva com pão francês, azeite e molho de pimenta. Esta carne é ótima para o lanche, mas fica maravilhosa com canjiquinha, polenta, arroz branco, macarrão, praticamente com tudo!

Dica: às vezes estou com pouquíssimo tempo para cozinhar e pulo a etapa de selar a carne. Coloco todos os temperos secos na carne, o alho e o vinho (se não tiver vinho, use vinha d'alho). Enquanto a carne descansa, refogo a cebola na panela de pressão com o fogo alto até ficar beeem tostada, e depois adiciono a carne. Mantenho o fogo alto até dourar um pouco, depois junto o caldo da marinada, a água, o tomate pelado e deixo na pressão como indiquei acima.

Postagens mais visitadas