ARROZ-DOCE COM LEITE DE COCO



1/2 xícara de arroz agulhinha ou jasmim
2 xícaras de leite integral
1 xícara de água filtrada
1 xícara de leite de coco
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de coco ralado fino
1 colher de sopa de amido de milho

OPCIONAL
1 florete de cravo-da-índia
1 canela em rama

Lave o arroz rapidamente para retirar o excesso de amido, apenas o suficiente para umedecer os grãos, e deixe secar por 10 a 15 minutos. Misture o arroz com o leite, o leite de coco, a água, as especiarias e o açúcar e leve ao fogo baixo por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando até que o arroz fique totalmente cozido. Dissolva o amido de milho em um pouco de água, junte ao arroz na panela e cozinhe por mais 2 minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo, misture o coco ralado, distribua em taças individuais ou coloque em uma tigela grande e armazene na geladeira. Sirva bem gelado, puro ou polvilhado com canela em pó.

Adicione um pouco mais de água ou leite durante o cozimento caso a mistura fique muito grossa; o ideal é que fique bem cremosa e molinha quando o fogo for desligado pois firma bastante depois de fria. Se for armazenar em uma tigela grande, coloque um plástico-filme em contato diretamente com a sobremesa para evitar que forme uma película na superfície do doce. Reserve um pouco de coco ralado ou em lascas para decorar na hora de servir.

A receita tradicional de arroz-doce no Brasil não leva amido de milho, mas o arroz-doce libanês leva amido e água de flor de laranjeira. Algumas pessoas utilizam gemas para dar cremosidade; outras, leite condensado. Me acostumei a fazer com amido de milho, mas fique à vontade para dispensar ou trocar este ingrediente, se preferir.


 

Postagens mais visitadas