CANJA DE GALINHA RÁPIDA NA PANELA DE PRESSÃO


2 filés de peito de frango em cubinhos
1/2 xícara de arroz agulhinha integral
1 cenoura fatiada ou em cubos de 1cm
4 ramos de hortelã, somente as folhas
1/2 colher de chá de cúrcuma em pó
1 cebola pequena picada
1 folha de louro
Azeite para refogar
Suco de 2 limões-taiti grandes
1 litro ou 4 xícaras de água
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Coloque a água para ferver. Em uma panela de pressão, refogue a cebola e o louro com um fio de azeite em fogo médio-baixo até murchar. Junte os cubos de frango, metade do suco de limão e a cúrcuma, tempere e misture. Adicione o arroz e a cenoura, tempere, mexa e adicione a água fervente. Feche a panela, baixe o fogo e conte 10 minutos quando apitar. Desligue o fogo, deixe o ar sair naturalmente e, enquanto isto, pique as folhas de hortelã. Abra a panela, retire a folha de louro e ajuste a quantidade de água quente, se precisar. Acrescente o restante do suco de limão e a hortelã picada, misture e sirva com azeite e molho de pimenta, pura ou com pães tostados, torradas e croutons.

É importante que o limão esteja bastante suculento para que o caldo fique bem saboroso. Escolha frutos firmes, maduros ou de vez. Se já estiver muito maduro, amolecido e adocicado, dobre a quantidade indicada na receita e vá ajustando para o seu gosto.

Eu adoro acrescentar sementes de quinoa à canja. Quando tenho na despensa, deixo 1/3 de xícara de molho em uma peneira por aproximadamente 5 minutos para tirar o amargor, depois escorro e coloco na receita junto com o arroz. Colocar um inhame ralado também deixa a sopa ainda mais saborosa.