FASOULIA BI LAHME

Fasoulia bi lahme é um ensopado libanês de carne com feijão-branco simplesmente delicioso! Um picadinho árabe para guardar do lado esquerdo do peito.



250g de feijão-branco demolhado por 8 a 12 horas
500g de carne fresca (acém, coxão mole, alcatra, etc)
1 cebola média picada
4 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de extrato de tomate
750ml de água fervente
2 ramos de coentro picado
Azeite para refogar
1 folha de louro
1 pitada de cominho
1 pitada de canela
1 pitada de noz-moscada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Pique a carne em cubos pequenos ou médios. Leve uma caçarola ao fogo médio, regue com azeite e doure os cubos de carne. Tempere com o sal e as especiarias, adicione a cebola e o louro e refogue raspando os tostadinhos do fundo da panela. Junte o alho, mexa por 1 minuto e acrescente o feijão, o extrato de tomate e a água fervente. Ajuste os temperos, mexa e misture metade do coentro picado, baixe o fogo e deixe cozinhar com a panela semitampada por 30 a 40 minutos, até que a carne e o feijão estejam cozidos e macios. Ajuste a quantidade de água fervente durante o cozimento, se for necessário. Acrescente o restante do coentro e sirva com arroz branco ou sírio (preparado com aletria).

Se não tiver extrato de tomate em casa, troque por passata ou polpa de tomate. O resultado fica igualmente saboroso, mas lembre-se de ajustar a quantidade de água na receita. Você também pode utilizar feijão pré-cozido congelado ou 2 latas de feijão pronto em vez de cozinhar do zero. É só acrescentar o feijão no final do preparo, quando a carne já estiver cozida.