PATÊ DE FEIJÃO-BRANCO

Parece homus mas não é, e fica tão delicioso quanto! Se estiver sem grão-de-bico em casa, dê uma chance para este patezinho maravilhoso, você não vai se arrepender. Só tome cuidado com o alho, não se empolgue muito. No homus eu uso de 6 a 8 dentes, mas no feijão pega muito rápido, 1 dente é suficiente para temperar. E, dependendo do frescor do alho, retire a alma para suavizar.


250g de feijão-branco demolhado por 12 horas
Suco de 1 limão-taiti grande
1 dente de alho pequeno
1/4 de xícara de azeite
2 ramos de coentro picados
1 pitada de cominho (opcional)
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Cozinhe o feijão com 1 litro e meio de água na panela de pressão por 30 minutos. Escorra e reserve um pouco do caldo. Processe o feijão ainda morno com o limão e o alho com  a ajuda de um mixer ou processador de alimentos. Utilize um pouco do caldo para ajudar a processar e deixar o patê bem cremoso, pois ele vai firmar bastante depois de frio. Tempere e misture o coentro e o azeite. Mantenha na geladeira até a hora de servir. Sirva com mais azeite e pão sírio, torradas ou pizza branca.

Experimente salpicar zaatar, orégano ou pimenta-calabresa por cima, eles dão uma camada a mais de sabor e o patê fica ainda mais saboroso. Caso não tenha um mixer, amasse o feijão com um garfo e misture ao alho já amassado.


Postagens mais visitadas