SALADA DE ARROZ INTEGRAL

 

1 xícara de arroz integral
1 dente de alho picado
Azeite e sal a gosto

1 filé de peito de frango cozido e desfiado
1 maço de rúcula picada
1 pepino japonês
Salsinha picada a gosto
Castanhas torradas a gosto

MOLHO
1/2 xícara de azeite
1 colher de sopa de mel
Suco de 1 limão-taiti grande
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
1 dente de alho pequeno bem amassado
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Corte o pepino no sentido do comprimento, retire o miolo com uma colher e fatie o pepino em meias-luas. Em uma tigela média, misture todos os ingredientes bem gelados e já picados, junte o molho, misture e sirva com as castanhas. Deixe um pouco mais de molho à parte na mesa, se desejar.

Para preparar o molho, coloque todos os ingredientes em um vidro com tampa e agite vigorosamente para emulsionar. Se preferir o sabor do alho menos marcante, utilize um dente de inteiro “machucado” na hora de agitar os ingredientes e depois retire, apenas para liberar um pouco do sabor.

Preparo do arroz: refogue os grãos com o azeite e o alho até que fiquem bem fritinhos. Tempere, adicione 2 xícaras de água fria e leve ao fogo baixo (ou cozinhe na panela elétrica) até que a água seque. Deixe repousar por 10 minutos, depois solte o arroz com um garfo e guarde em um recipiente na geladeira para utilizar quando estiver bem gelado. Esta é uma ótima receita para reaproveitar sobras de arroz na geladeira. Na foto ao lado utilizei uma parte de agulhinha integral, uma de arroz negro e uma de arroz vermelho.


Postagens mais visitadas