MJADRA DE LENTILHA VERMELHA COM ARROZ BASMATI

A lentilha vermelha não é indicada para este tipo preparo pois cozinha muito rápido e desmancha, mas e a teimosia? Ficou uma delícia, com o sabor suave e mais amendoado. Eu utilizei um pouco menos de água no cozimento e soltei o arroz com um garfo com bastante cuidado para não quebrar demais a lentilha, e deu supercerto.

 

1 xícara de arroz basmati
1 xícara de lentilha vermelha
2 cebolas cortadas em meias-luas
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de páprica
1/4 de colher de chá de cominho
1 pitada de pimenta síria
2,5 a 3 xícaras de água fervente
Azeite para refogar
Óleo vegetal para fritar
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Lave o arroz e a lentilha juntos, até que a água fique transparente, e deixe secar. Refogue metade da cebola no azeite até dourar levemente, junte o arroz, o cominho e a pimenta síria, tempere com sal e pimenta e refogue por alguns minutos. Adicione 2 xícaras e meia de água fervente, mantenha o fogo baixo e observe o cozimento. O ideal é que o fogo seja desligado com o arroz e a lentilha al dente. Se precisar, acrescente mais água aos poucos até que fique no ponto desejado. Desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos, solte com um garfo e sirva com a cebola frita por cima.

Para fazer a cebola frita: enquanto o arroz cozinha, misture em uma tigela a farinha com a páprica e uma pitada de sal. Coloque as cebolas e mexa bem com as mãos para que todas as fatias fiquem empanadas com a farinha. Frite por imersão em fogo médio e coloque para escorrer em uma peneira de metal.