MJADRA COM ARROZ BASMATI

Minha MJADRA preferida é esta, preparada com arroz soltinho e muuuita cebola frita. Desta vez fiz com arroz basmati, mas normalmente preparo com o parboilizado para não grudar e deixo mais molhadinha. O agulhinha é meu arroz preferido mas para este preparo não é o mais indicado. Como vocês fazem a de vocês? Já fizeram uma das quatro que coloquei no livro? Quem já fez bolinho de arroz com sobra de mjadra e salsinha? Fica a dica, é delicioso! 




1 xícara de lentilha marrom
1 xícara de arroz lavado*
3–4 cebolas médias
3 dentes de alho picados
1/2 colher de chá de pimenta síria
1/2 colher de chá de cominho
1 pitada de pimenta-da-jamaica
1 pitada de coentro em pó
1 folha de louro grande
3 xícaras de água fervente
2–3 colheres de sopa de farinha de trigo
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Óleo para fritar as cebolas
Azeite para refogar

*Utilize arroz basmati, jasmim, agulhinha ou parboilizado e ajuste a quantidade de água e o tempo de cozimento de cada um na receita. Lave o arroz até que a água fique clara e deixe secar completamente antes de usar.

Cozinhe a lentilha com bastante água, louro e um pouco de sal por 15 minutos. Escorra em uma peneira, descarte a água e reserve. Corte as cebolas em rodelas ou tiras e reserve um punhado generoso. Em uma tigela, coloque o restante das cebolas, junte a farinha de trigo e mexa para que envolva todos os pedaços. Frite as cebolas por imersão em uma frigideira larga com óleo quente até dourar bem. Faça esta etapa aos poucos para que a cebola não solte água e fique murcha. É preciso deixar um pouco de espaço entre elas na frigideira. Escorra em uma peneira de metal, tempere com sal e reserve. Em uma frigideira funda ou panela média, refogue a cebola reservada até dourar. Junte os dentes de alho e as especiarias, e deixe perfumar. Acrescente o arroz, tempere e refogue. Junte as lentilhas pré-cozidas e cubra com a água fervente. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos com a panela semitampada, até que a água seque. Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Solte o arroz com um garfo, misture metade das cebolas fritas e coloque o restante por cima. Sirva pura ou como acompanhamento para kaftas, quibes e outras delícias árabes.

Quer dar uma incrementada? Cozinhe 500g de patinho moído até dourar antes de refogar o arroz e acrescente uma cenoura ralada ao refogado, a mjadra fica deliciosa!