PICLES DE CEBOLA ROXA

Quem cozinha sabe que não dá pra pensar nas coisas em cima da hora. É preciso tirar a carne do congelador se não foi comprada fresca, é preciso ir ao mercado comprar ingredientes e pensar nas refeições antecipadamente, senão a família fica sem almoço, ou pior, lá vamos todos comer na rua, gastar dinheiro e ficar sem saber o que colocamos dentro do estômago na maior parte das vezes. Este picles de cebola roxa tem mil variações, dá pra fazer com vários vegetais e é um acompanhamento maravilhoso para sanduíches, principalmente para o querido hambúrguer caseiro. Tendo vinagre e especiarias em casa, tudo que vc precisa é de uma boa imaginação para adequar os sabores ao seu paladar. Preparei hoje dois vidrinhos e semana que vem farei hambúrguer para a felicidade do meu marido. Agora é só esperar! ;)

Segue o que usei no meu:
- 2 cebolas roxas médias cortadas no mandolin (se não tiver mandolin, use suas knife skills!)
- 1 e 1/2x vinagre branco (sugiro de maçã)
- 1/2 col chá sal
- 3 col sopa açúcar
- pimenta do reino em grão

opcionais:
- sementes de mostarda 
- 1 folha de louro para cada vidro
- flor de cravo (é bem forte e deve ser usada com moderação)
- outras especiarias que vc goste para agregar mais sabor

Deixei as cebolas em salmoura a 10% por 2 dias para fermentarem naturalmente e escorri. Depois preparei o picles aquecendo os demais ingredientes por mais ou menos 2 minutos (não deixe passar de 5 min para que o vinagre não perca a acidez, importantíssimo na conservação dos vegetais), adicionando esta mistura às cebolas já dentro dos vidros esterilizados. A etapa da salmoura é totalmente opcional e pode ser descartada, mas agrega um sabor incrível à conserva. Deixe 3 dias em temperatura ambiente e abra a tampa uma vez por dia para liberar o gás da fermentação e feche novamente. Armazene na geladeira. Este picles dura semanas e até meses. Há quem deixe por várias semanas fermentando em temperatura ambiente, o picles fica com uma acidez bem característica e sabores ainda mais marcantes. Eu não costumo arriscar muito no calor de 40º do Rio de Janeiro. Se vc ficar interessado pelos processos de fermentação, tenho uma ótima indicação de livo: clique aqui. Boa sorte!



Já refiz esta receita várias vezes, mas com as lindas mini cebolas roxas eu tive que fotografar novamente. Lembre de aumentar a proporção dos ingredientes de acordo com a quantidade de cebola que for utilizar.