PICLES DE CEBOLA-ROXA


Tendo vinagre e especiarias em casa, tudo que você precisa é de uma boa imaginação para adequar os sabores ao seu paladar. Preparei hoje dois vidrinhos e semana que vem farei hambúrguer para a nossa alegria. Agora é só aguardar!

- 2 cebolas-roxas médias cortadas no mandolin
- 1,5x de vinagre branco (sugiro de maçã)
- 1/2 col de chá de sal
- 3 col de sopa de açúcar
- pimenta do reino em grão
- especiarias a gosto

Sugestão: sementes de mostarda, folha de louro, flor de cravo (é bem forte e deve ser usada com moderação)

Deixei as cebolas em salmoura a 10% por 2 dias para fermentarem naturalmente e escorri. Depois preparei o picles aquecendo os demais ingredientes por mais ou menos 2 minutos (não deixe passar de 5 min para que o vinagre não perca a acidez, importantíssimo para a conservação dos vegetais), e adicionei esta mistura às cebolas já dentro dos vidros esterilizados. A etapa da salmoura é totalmente opcional e pode ser descartada, mas agrega um sabor incrível à conserva. Deixe 3 dias em temperatura ambiente e abra a tampa uma vez por dia para liberar o gás da fermentação e feche novamente. Armazene na geladeira. Este picles dura semanas e até meses. Há quem deixe por várias semanas fermentando em temperatura ambiente, o picles fica com uma acidez bem pronunciada e os sabores ainda mais marcantes. Eu não costumo arriscar muito no calor de 40º do Rio de Janeiro. Se ficar interessado pelos processos de fermentação, tenho uma ótima indicação de livo: clique aqui. Boa sorte!



Lembre de aumentar a proporção dos ingredientes de acordo com a quantidade de cebola que for utilizar. Abaixo algumas fotos de picles de minicebola:


Postagens mais visitadas