FRANGO AO CURRY COM ARROZ BASMATI E CHIPS DE RAÍZES







FRANGO AO CURRY
1kg de peito de frango picado em cubos médios
1 lata de tomates pelados
200ml de leite de coco
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 colher de sopa de curry em pó (ou prepare sua masala em casa)
1 colher de chá de cúrcuma em pó
1 colher de chá de páprica picante
1 pimenta dedo-de-moça picada
2 folhas de louro
1 maço de coentro picado
Óleo vegetal para refogar
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Aqueça uma panela em fogo médio e refogue a cebola com as folhas de louro com um pouco de óleo vegetal até que fique transparente. Acrescente o alho, o gengibre, a pimenta dedo-de-moça e as especiarias e refogue um pouco mais para que os aromas sejam liberados pelo calor. Acrescente os cubos de peito de frango, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture para incorporar todos os temperos. Adicione o tomate e o leite de coco, misture e deixe ferver. Baixe o fogo e cozinhe por 10 a 15 minutos, até que o frango esteja totalmente cozido mas ainda macio. Desligue o fogo, acrescente o coentro picado e deixe descansar por pelo menos 10 minutos antes de servir. Sirva com arroz agulhinha ou basmati cozido sem sal e chips de raízes.

CHIPS DE RAÍZES
1 mandioquinha pequena
1 batata-doce pequena
1 cenoura pequena

Para preparar os chips de raízes: preaqueça o forno a 200 graus. Lave e corte em rodelas 1 mandioquinha, 1 batata-doce pequena e 1 cenoura com a ajuda de um mandolin. Em uma tigela, misture 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de páprica doce. Acrescente os vegetais e misture com as mãos para que os temperos fiquem bem distribuídos por todos os pedaços. Distribua as rodelas em um tabuleiro grande, deixando um espaço entre elas. Leve ao forno por 20 minutos, vire e deixe por mais 20 minutos, até dourar. Retire do forno e coloque em outro recipiente para esfriar e secar. 

ARROZ
1,5 xícara de arroz basmati ou agulhinha
3 xícaras de água fervendo

Cozinhe em fogo baixo com a panela semitampada até secar a água. Deixe descansar por cerca de 10 minutos, solte o arroz e sirva. Este arroz é preparado sem condimentos e sal pois ele deve ter o sabor neutro. O frango tem o sabor bem marcante e o arroz mais suave é um acompanhamento perfeito, sem falar nos chips de raízes que são levemente adocicados e tornam este casamento inesquecível!