MOUSSAKA, A LASANHA GREGA


2 beringelas médias
1 batata média (opcional)
500g de carne moída
1 lata de tomate pelado
1 colher de sopa de extrato de tomate
1/2 xícara de vinho tinto
2 dentes de alho picados
1 cebola pequena picada
500ml de leite integral
2 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de parmesão ou grana padano
Parmesão ou grana padano para gratinar
1 pitada de canela em pó ou 1 rama
1 folha de louro grande
1 colher de chá de orégano
Noz-moscada ralada na hora a gosto
Folhas de manjericão a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite para refogar

Para saber como preparar o molho bechamel, clique aqui. É só fazer o roux e adicionar o leite frio, mexendo rapidamente com o fouet para não empelotar. Deixe cozinhar até reduzir um pouco e engrossar, depois tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada na hora.

Prepare o bechamel, junte o parmesão, misture e reserve. Refogue a cebola e o alho, adicione a carne moída, o louro e a canela, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até secar o caldo e a carne dourar levemente, pegando no fundo da panela. Misture o extrato de tomate e junte o vinho, deixe evaporar e adicione o tomate pelado. Baixe o fogo para o mínimo e cozinhe por cerca de 1 hora, até que o molho fique bem encorpado. Adicione um pouco de água durante o cozimento, se for necessário. Coloque as folhas de manjericão no final do cozimento e misture. Enquanto o molho cozinha, corte cada beringela em rodelas ou em fatias longitudinais e toste na frigideira em fogo alto dos dois lados com um fio de azeite. Se for utilizar a batata,  corte-a com casca em fatias bem finas com a ajuda de um mandolin. Preaqueça o forno a 220º. Em um refratário, coloque uma camada fina de bechamel e forme uma cama com as batatas fatiadas. Tempere com sal, orégano e pimenta, um fio de azeite e disponha uma camada de beringela por cima. Coloque metade do molho vermelho, mais uma camada beringela e coloque o restante molho. Espalhe o bechamel por cima, salpique um pouco de parmesão e leve para gratinar até dourar. Espere 10 minutos antes de servir.

Dica: dá pra fazer a moussaka com menos camadas, utilizando apenas uma beringela e dispensando a batata (alguns dizem ser um pecado utilizar batata, mas a versão turca leva batata frita no meio). Acho que moussaka é boa de qualquer jeito, não?

Postagens mais visitadas