PIZZA DE SARDINHA



PIZZA DE SARDINHA DA LA DAHER

MASSA
2 xícaras de leite
1/3 de xícara de óleo
2,5 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de fermento químico
3 ovos grandes
1 pitada de sal

Misturar o leite, os ovos, o óleo e o parmesão com um fouet. Agregar a farinha aos poucos e por último o fermento. Levar ao forno preaquecido a 180º em um tabuleiro grande untado e enfarinhado por 15 minutos. Retirar do forno, fazer furos na massa com um garfo, dispor a cobertura e voltar ao forno por mais 20-25 minutos para terminar de assar. Sirva com azeite e café coado fresquinho.

COBERTURA
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
3-4 latas de sardinha
Louro em pó e orégano a gosto
Sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto

Enquanto a massa está no forno pré-assando: refogar a cebola e o alho no azeite, juntar o tomate pelado e cozinhar por cerca de 10 minutos, até reduzir um pouco. Se quiser diminuir um pouco a acidez, misture duas colheres de sopa de ketchup. Junte as sardinhas em pedaços, tempere e disponha por cima da massa.

DICA
Você pode preparar esta mesma massa com 5g de fermento biológico seco no lugar do químico. Neste caso, deixe a massa descansar por 40-45 minutos antes de pré-assar. Eu faço das duas formas mas confesso que prefiro com o fermento de bolo pois fica com mais gosto de pizza da vovó, além de o preparo ser mais rápido. Quando quero uma massa fermentada prática eu escolho esta aqui. Experimente todas e escolha sua preferida!