HOMUS BI TAHINE [RECEITA]


Homus, hummus, humus.
Veja a receita depois das fotos.








INGREDIENTES
500g de grão-de-bico
4 colheres de sopa de tahine
4–6 dentes de alho grandes
1/4 de xícara de azeite
Suco de 2 limões-taiti
Azeite para finalizar
1 folha de louro
Sal a gosto

Deixe o grão-de-bico de molho da noite para o dia, descarte a água do molho e cozinhe na panela de pressão por 30 minutos com um pouco de sal e uma folha de louro. Deixe o ar sair naturalmente, retire o máximo possível de cascas e processe os grãos com o alho, o limão, o azeite, o tahine e um pouco da água do cozimento para facilitar. Caso queira a pasta bem lisinha, bata no liquidificador por alguns minutos, mas, se quiser uma pasta mais rústica, utilize um processador ou mixer. As duas texturas ficam saborosas e combinam com vários pratos. O homus endurece bastante depois de pronto e refrigerado, então você pode deixar mais molinho nesta etapa. Cubra com mais azeite e armazene na geladeira. Sirva com pão sírio, folhas de hortelã, zaatar, sumagre ou páprica e mais azeite.

O ideal é sempre colocar os temperos aos poucos e ir provando, pois os dentes de alho possuem tamanhos diferentes (gosto de utilizar o roxo), os limões às vezes estão pouco suculentos e adocicados e é preciso ajustar para uma quantidade menor ou maior. Experimentar é essencial durante o preparo.

Como preparar deliciosas torradinhas de pão sírio para servir junto com o homus: corte o pão em 4 partes e separe as camadas. Coloque por 1 minuto no micro-ondas sem tampar, mexa um pouco para misturar e evaporar, e coloque por mais 1 minuto. Dependendo da quantidade, talvez precise de mais tempo, coloque de 30 em 30 segundos até que desidratem, e cuidado para não se queimar! Estas torradinhas ficam perfeitas para servir com pastinhas.

Clique aqui para ver fotos do prato hummus ma lahma (homus servido com carne desfiada e cebolas caramelizadas). Uma verdadeira delícia!

Clique aqui para ver como fica lindo o homus preparado com espinafre! 


Homus porcionado pronto para ser congelado.

O homus azeda fácil com muito mexe-mexe, então eu faço uma quantidade maior e separo em vários potes que podem ser reaproveitados, assim fica bem conservado e posso congelar vários potinhos já que a validade na geladeira é curta. Quando congelamos a textura muda um pouco e é preciso mexer para que fique homogêneo novamente, mas funciona muito bem. Fora que é uma mão na roda se chegar visita de última hora, e um ótimo antepasto junto com a conserva de berinjela. 

Eu sou ou não sou a cara da vovó?! :D
Habib, habib! Que saudade!

Meus pais amados, Munhir e Lucy.

Postagens mais visitadas