CARRETEIRO

Arroz carreteiro é um dos pratos que mais gosto, cada vez que preparo mudo um pouco a proporção dos ingredientes. Esta é uma receita que a gente faz aproveitando, incrementando, adicionando ou retirando coisas e dá sempre certo. É um arroz delicioso e molhadinho que eu adoro comer de colher, em uma tigela ou prato fundo. Aliás, qualquer risoto ou arroz caldoso eu gosto de comer de colher. Se for falta de educação me perdoem, mas penso que nosso prazer neste caso deve ser a grande prioridade. :)

Se você quiser anotar algumas receitas de outros dias, clique neste link para ver uma receita com vegetais, e neste link para ver um carreteiro mais tradicional servido com tomate e limão.


O de hoje eu fiz assim:
400g carne-seca dessalgada, cozida e desfiada (hoje usei dianteiro, mas normalmente utilizo lagarto)
200g bacon em cubos
2 linguiças finas defumadas picadas
1 cebola grande picada
2x arroz parboilizado
1 cheiro-verde picado
1 dedo-de-moça picada
1 colher bem cheia de manteiga para finalizar 
1 litro de água fervente ou caldo de legumes caseiro
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite, limão e molho de pimenta para servir

Leve uma wok ao fogo alto e frite o bacon e a linguiça até ficarem dourados e soltarem seus óleos. Acrescente a carne-seca desfiada e deixe dourar. Coloque o fogo para médio, adicione a cebola e a dedo-de-moça e refogue. Coloque o arroz e deixe ficar bem fritinho, envolvido pelos sabores da panela. Baixe o fogo, adicione a água fervente, tampe a panela e deixe o arroz cozinhar até quase secar a água, mas garanta que esteja bastante úmido na hora de servir. Desligue o fogo, coloque a manteiga e mexa bem. Acerte os temperos, misture o cheiro-verde picado e sirva com gotas de limão e pimenta.